O custo de algumas marcas famosas

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Quando vemos a marca de alguma empresa em um anúncio de revista, comercial de TV ou num produto talvez passe por nossa cabeça questões como: quanto será que custou essa marca?

É surpreendente saber que algumas empresas pagaram valores exorbitantes enquanto outras não desembolsaram sequer um centavo para terem suas marcas desenvolvidas.

Confira abaixo algumas marcas famosas e os custos por trás delas:

Olimpíadas de Londres (2012) – U$ 625.000

Alvo de muitos comentários negativos na época, a marca das Olimpíadas de Londres de 2012 foi criado pela agência Wolff Olins.

Segundo a empresa, a marca é “deliberadamente espirituosa e inesperadamente dissonante, ecoando qualidades de uma cidade moderna e ousado como Londres”.

O custo dessa brincadeira: 625 mil dólares.

Coca-Cola – U$ 0

A marca Coca-Cola foi criada sem nenhum custo por Frank M. Robinson, contador e amigo do fundador da bebida, o farmacêutico John Pemberton.

Desde então, a marca sofreu somente algumas alterações, porém sempre mantendo seu estilo marcante e atualmente se encontra entre as 10 marcas mais valiosas do mundo.

 

Google – U$ 0

Apesar de ser, sem dúvida, uma das marcas mais conhecidas no mundo ocidental, o logotipo do Google teve um custo de exatamente zero dólares.

Na realidade, ela foi projetada em 1998 pelo co-fundador Sergey Brin e, embora, obviamente, tenha sido ajustada um pouco desde então, os principais elementos ainda permanecem.

 

Nike – U$ 35,00

Você sabia que a marca da Nike tem um nome? Se chama Swoosh (aquele “certinho”). Foi criada pela designer Carolyn Davidson, em 1971, que recebeu apenas 35 dólares pelo serviço.

Em 1995, a marca abandonou o texto Nike do logotipo, optando por algo mais simples, deixando somente o Swoosh.

Como um agradecimento por seu trabalho, o cofundador da marca Phil Knight Davidson deu posteriormente à designer um anel de ouro com um diamante e com o Swoosh desenhado, bem como uma quantia não revelada de ações da empresa – supostamente no valor de 600 mil dólares.

 

 

BP – U$ 211 milhões

Em 2000, a gigante do petróleo BP (British Petroleum) investiu pesado para mudar sua marca e renovar sua identidade visual.

A empresa contratada para isso foi a agência criativa Landor Associates, que projetou uma nova marca em um padrão de girassol verde e amarelo, representando a energia em suas diversas formas. O custo deste processo de re-branding? Somente 211 milhões de dólares.

 

BBC – U$ 1,8 milhão

Quando a BBC começou a se mover em direção à internet e televisão digital em 1997, o influente designer gráfico britânico Martin Lambie-Nairn decidiu que era hora de resolver a situação das marcas da empresa, que, até então, possuía uma para cada departamento, enfraquecendo sua marca principal.

A marca anterior, com caixas inclinadas e traços coloridos, causou problemas de resolução na tela do computador e também custou caro para ser impressa nos papéis timbrados de quatro cores em toda a rede BBC.

Para corrigir isso, Lambie-Nairn endireitou as caixas, retirou os traços, e mudou a fonte para Gill Sans – um tipo de letra que havia sido inventado há 60 anos, ou seja, não havia preocupações de ser uma fonte “modinha”. O logotipo não foi alterado desde então e em breve se tornará o projeto mais longo usado pela BBC.

 

Pepsi – U$ 1 milhão

O re-branding de 2008 da Pepsi foi desenvolvido pelo Arnell Group, que colocou no bolso a quantia de 1 milhão de dólares pelo serviço.

Isso pode parecer muito, mas é uma gota no oceano quando consideramos que a empresa PepsiCo já gastou aproximadamente 1,2 bilhões de dólares em mudanças nas muitas marcas de bebidas que possui.

 

Fonte: HUH Magazine

 

 

 

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