“Bauhaus.Foto.Filme”: grande exposição sobre Bauhaus em turnê pelo Brasil

Posted by

Pela primeira vez uma exposição no Brasil mostra a obra filmográfica e fotográfica dos artistas da Bauhaus. A partir das mais de 40.000 fotografias da Bauhaus, que representam a maior coleção do mundo, o Arquivo Bauhaus / Museu de Design de Berlim expõe uma seleção de 50 obras-chave do movimento. A Fundação Bauhaus Dessau apresenta em uma instalação de grande porte projeções de filmes originais em telão, reconstruindo o programa cinematográfico que Walter Gropius apresentou em 1926 para a abertura do prédio da Bauhaus.

A exposição foi organizada a pedido do Goethe-Institut e será exibida no Oi Futuro em Ipanema.

Enquanto a arquitetura e o design já são quase considerados sinônimos da Bauhaus, é pouco notório que a fotografia e o filme tenham tido um papel igualmente importante na escola de design. Após a Primeira Guerra Mundial essas novas mídias acertaram o espírito contemporâneo: sua capacidade de registrar a vida acelerada e os diferentes pontos de vista em imagens suscitou o interesse de uma série de estudantes e professores da Bauhaus em experimentar com fotografias e filmes.

Da coleção do Arquivo Bauhaus estão representados tanto clássicos de Lucia Moholy, László Moholy-Nagy e T. Lux Feininger, como também fotos de fotógrafos menos conhecidos como Kattina Both, Irene Bayer e Max Peiffer Watenphul, bem como obras não menos ambiciosas de artistas desconhecidos.

Em uma instalação de grande porte, a Fundação Bauhaus Dessau apresenta projeções de filmes originais raros em telão. Eles permitem reviver a criação da Bauhaus histórica e transmitem o conceito de aprendizado de uma “Ciência do Olhar”. Arte e Tecnologia deveriam formar uma nova unidade.

A parte cinematográfica da exposição reconstrói, no prólogo, a programação de filmes que Walter Gropius exibiu na abertura do edifício Bauhaus, no dia 4 de dezembro de 1926. Filmes de adeptos do movimento e contemporâneos sobre a arquitetura e arte alternam com entrevistas com testemunhas da Bauhaus, adaptações posteriores de filmes e esboços de Werner Graeff, Kurt Schwerdtfeger e Kurt Kranz – possibilitando uma visão geral sobre o repertório cinematográfico dos adeptos do movimento Bauhaus e sobre estes.

Informações adicionais:
Será publicado um catálogo de 144 páginas nas versões inglês-português e alemão-inglês que incluirá todas as 100 fotografias. Além disso, será publicado um livreto de 63 páginas em português sobre os filmes exibidos na exposição.

Cidade: Rio de Janeiro
Website: www.oifuturo.org.br
Entrada: Gratuito
Parceiros: Oi Futuro e Consulado Geral da República Federal da Alemanha – RJ
Organizadores: A exposição foi concebida a pedido do Goethe-Institut pelo Arquivo Bauhaus / Museu de Design em Berlim e a Fundação Bauhaus Dessau.

 

 

 

Fonte: Alemanha – Brasil

Posts relacionados

No Comments Yet.

Leave a Comment